terça-feira, novembro 15, 2005

RESPONSABILIDADE OU PURO PRAZER ????

RESPONSALIBADE OU PURO PRAZER ?

O que é para vocês uma Tuna ? O que é que vocês sentem perante as adversidades e situações que uma Tuna passa? Responsabilidade ou prazer ?

Pergunto isto porque ouvi da parte de uns colegas que iam aos ensaios, que eles preparavam o que quer que fosse porque tinham uma responsabilidade e obrigação perante a Tuna e os seus elementos. Longe de mim criticar quem quer que seja, até porque não estou ligado directamente a nenhum órgão directivo ou organizativo da Tuna, mas acho que se esqueceram do elemento mais importante : o gosto e o prazer de estar na Tuna e de fazer coisas da e para a Tuna.

Não quero dizer com isto que não gostem e não sintam prazer naquilo que fazem, mas dizer que foram ou que vão por causa da responsabilidade, que podiam estar a fazer outras coisas, bem sei que se encontravam revoltados com uma situação particular, mas para mim simplesmente não caiu muito bem, eu que sempre me dediquei a fundo com a Tuna, neste caso a Tunãvais, agora estou na TAIL e vivo-a com a mesma intensidade e orgulho com que tenho na Extinta Tunãvais.

Gostava se calhar de ouvir as pessoas dizerem com mais empenho , “Faço porque gosto” e não tanto “Faço porque tenho responsabilidade”. Lembro-vos que embora haja cargos directivos e pessoas com determinadas funções ,aquilo não é remunerado, ou seja, as pessoas estão lá por carolice e fazem aquilo porque gostam.

Pode ser que um dia as coisas mudem, ou então pode ser que um dia mude eu, pois se calhar eu é que tenho de mudar, porque aliás todos nós temos responsabilidades perante a Tuna e os seus elementos, todos nós à nossa maneira temos responsabilidades nem que seja de cantar e tocar um instrumento, mas primeiro do que a responsabilidade existe o gosto e nós estamos lá por gosto.

Responsabilidade ou puro prazer ?

Para mim digo PURO PRAZER, SÓ DEPOIS A RESPONSABILIDADE……..

2 comentários:

Beta disse...

Oi, Oi... aceitei o convite via e-mail e cá vim ver o teu blog!
Não te sabia um gajo de pensamentos assim tão profundos...
Coisas da vida!
Agora em relação a este texto, respondo-te a nível pessoal pois referes nitidamente uma atitude minha... Acredita que estou na TAIL por prazer, porque se assim não fosse já há muito teria abandonado o barco. Foi mesmo esse prazer pessoal que me levou à Direcção da tuna, trazendo toda a responsabilidade acrescida que sinto perante os restantes elementos. Apesar de não ser fácil o trabalho que temos desenvolvido, neste momento, só razões muito fortes de carácter profissional ou situações que eu não possa contornar me afastarão da direcção e da própria tuna. E quem me conhece bem, sabe disso!
Acredita, também, que lamento imenso ver que são poucos os tunos da TAIL que partilham comigo e com outros elementos esta sensação de prazer aliado ao sentimento de responsabilidade.
E se é bem verdade que a única "remuneração" que da tuna tiramos são os momentos hilários de convívio, as palmas do público e a sensação especial de estar em palco, também é bem verdade que, por vezes, o reconhecimento do trabalho tem um papel muito importante neste modo de vida que é o de ser tuno.
Não me estou de modo algum a desculpar pelo que disse e originou este teu texto, porque era bem verdade... apenas procuro que tu, como muitos outros, compreendam que muitas vezes não é fácil viver a tuna da forma que a sua direcção a vive. É que o nosso papel é facilitar o vosso... e vocês são cada vez mais e ainda bem.
Mas apesar de tudo, não desistimos! Porque estamos lá em busca de um sonho... e sonhamos e desejamos mais e melhor todos os dias!
E ninguém pára a TAIL, ninguém pára a TAIL, oéooooo!

Dantas disse...

Acredito sobretudo, que todos aqueles que estão na TAIL, estão por prazer, também sei porque já o senti na Tunãvais que às vezes não me apetecia ir.

Compreendo sobretudo que o vosso trabalho na direcção não é nada fácil, e desde já dou-vos os meus parabens pelo vosso trabalho e digo que se fosse eu muito dificilmente conseguia igualar os vossos feitos quanto mais superá-los.

Espero que também aceites que não foi direccionado a ninguém , aliás não foste a única pessoa a dizê-lo, por isso, Sem ressentimentos??????

Beijocas e até ao Ensaio!!

P.S. Espero que tenhas gostado do Blog. Apenas tentei ser eu.........