quarta-feira, abril 30, 2008

2ª Prova Campeonato Nacional 1/8 Pista - Vila Real

Evento: 2ª Prova Campeonato Nacional Escala 1/8 Pista – Vila Real
De 26 de Abril a 27 de Abril

Veiculo: Fiat Marea – Veiculo próprio
Kms efectuados: 875 km
Próximo Evento: 3ª Prova Campeonato Nacional Escala 1/8 Pista – Monsanto - Lisboa de 17 de Maio a 18 de Maio

Neste Evento após conseguir juntar mais uma empresa àquelas que me apoiam neste campeonato (PGM Modelismo) estreei um Serpent 960 modelo de 2008, por isso mesmo e visto que só consegui terminar a montagem do mesmo na sexta feira, véspera da prova, não conseguir experimentar e rodar o carro, por isso mesmo o sábado serviu para rodar o carro e de ir experimentando algumas modificações ao setup de origem durante todo o dia, fazendo pequenas alterações e resolvendo alguns problemas de juventude comuns a todos os carros quando são novos.

No domingo, durante as mangas de qualificação ocorreram alguns azares não previstos, a primeira manga serviu para continuar a procurar um setup suficientemente bom, na segunda uma série de 3 pequenos erros de condução fez com que parásse mais cedo para tornar a modificar o carro, a terceira foi a melhor do dia e a quarta foi teoricamente para o lixo. No final das mangas de qualificação o carro estava bastante melhor, graças à ajuda do Serpent Team Driver e amigo Ricardo Nogueira que me emprestou uma carroçaria diferente da que estava a utilizar melhorando em muito o comportamento do carro e o optimismo acentuava-se.

Na meia-final com a duração de 20 minutos iria arrancar da sétima posição e seria a segunda meia-final do dia. Após ver a primeira meia final do dia, optei por uma táctica de expectativa pois houve muitos problemas e a passagem à final parecia mais perto, após um toque na primeira curva fui rodando nas calmas a controlar o andamento dos adversários e a fazer as voltas suficientes para ser apurado para disputar a primeira final do ano.

Para a final iria largar também da sétima posição e desta vez o azar tornava a surgir, um problema originado pelo veio da caixa (mais um problema de juventude) fez com que a embraiagem colasse e derretesse assim que deram a largada, este problema demorou 20 minutos para ser solucionado tendo de trocar a embraiagem por outra de reserva embora já usada e verificar o veio em si e finalmente ao fim de 20 minutos consigo arrancar, faltavam 25 minutos de prova e eu no último lugar. A estratégia agora deixava de ser rodar até ao fim e passava a ser atacar de princípio ao fim e, graças ao azar de alguns concorrentes (não podia calhar só a mim) e à recuperação volta após volta já que com pouco mais de metade de corrida não iria precisar de parar para troca de pneus, fui subindo na classificação e terminei na 6ª posição. Recuperação muito boa que me permitiu ascender ao 5º lugar do campeonato nacional.
Agradeço ao apoio das seguintes empresas:
Aluvia - Aluguer de automóveis, lda
PGM Modelismo
Centro de Eventos - Quinta das Palmeiras
O Mestre Cozinheiro
Cana d'Açucar

A próxima corrida será a 17 e 18 de Maio em Monsanto e espero continuar a melhorar os meus resultados.


Sem comentários: