segunda-feira, dezembro 06, 2010

Pobreza

É triste e dói na alma e no coração. Hoje depois de mais um almoço em casa para poupar uns trocos e de um café na rua porque sinceramente sabe melhor, fui abordado por uma senhora já idosa à porta do Pingo Doce. Chorava e assumia estar com vergonha em ali estar, pediu me umas moedas porque não tinha dinheiro nenhum e estava com fome. Fingi primeiro não ver, optei por afastar-me silenciosamente, tentando não ver o que se passava à minha volta, tentando me abstrair daquela cena deplorável que cada vez mais vamos encontrando todos os dias, em cada vez mais lugares. Sentimo-nos incomodados por sermos perturbados desta maneira é claro. Dá vontade de dizer "vai trabalhar que eu também trabalho para ter pão na mesa ao fim do mês", mas fiquei a pensar...!A senhora não tinha o aspecto burlão que costumamos encontrar nas ruas e chorava, não fingia chorar. Enquanto procurava uma revista na tabacaria, não parava de pensar no qur tinha acabado de ver e rapidamente saí dali sem nada comprar. A senhora chorando, novamente me pediu "umas moedas ou um pãozinho para matar a fome por amor de Deus". Naquele instante meti a mão na carteira e tirei o que tinha de moedas, não chegava a 0,50€! A idosa chorou ainda mais, mas agora de alergria, pediu desculpa e disse obrigado jovem e entrou no Pingo doce dirigindo-se ao Pão! Senti-me feliz e triste, feliz porque acredito que não fui enganado, triste porque dói-me o coração e a alma ao ver que existem pessoas a sujeitarem-se a isto para matar a fome e eu só peço a Deus que nunca necessite de fazer o mesmo...

Sem comentários: